Cenário Econômico

Segundo dados do IBGE, em 2010, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou taxa acumulada de 5,91%, superior aos 4,31% registrados em 2009. Já o IGP-M (Índice Geral de Preço ao Mercado), medido pela FGV, apresentou no acumulado de 2010, inflação de 11,32%, contra deflação de 1,71% no acumulado do ano anterior. No ano, houve uma desvalorização do dólar em relação ao real de 4,3%. A taxa básica de juros da economia (SELIC) fechou o ano de 2010 em 10,75% ao ano, acima dos 8,75% ao ano registrados ao final de 2009. O comércio varejista, no ano, apresentou um crescimento de 10,9% em volume de vendas (IBGE).

B2W reitera sua confiança no desenvolvimento econômico do país e nas oportunidades de crescimento do segmento de varejo. A Companhia manterá o foco na expansão de seus negócios e sortimento de produtos e serviços, impulsionada principalmente pela expectativa de crescimento do número de adeptos ao comércio eletrônico e do aumento da penetração do varejo online sobre o varejo total no Brasil.

Estratégia

A estratégia da B2W é consolidar sua posição competitiva no mercado de varejo brasileiro. A seguir, apresentamos os principais elementos desta estratégia:

Crescimento de vendas e geração de caixa operacional através da melhoria contínua na nossa operação;

Captura de sinergias operacionais e vantagens competitivas provenientes da integração dos canais Americanas.com, Submarino e Shoptime;

Aumento do volume de negócios de nossas subsidiárias Ingresso.com, B2W Viagens e Submarino Finance;

Desenvolvimento e expansão da marca Blockbuster na internet;

Constante atualização tecnológica e inovação para todas as nossas unidades de negócios;

Busca de maiores patamares de eficiência operacional e de logística;

Capacitação de nossos associados de forma a suportar os desafios que se apresentam na trajetória de crescimento da Companhia;

Aumento de nossa base de clientes ativos;

Incremento da freqüência de compras de nossos clientes;

Inovação;

Novos negócios de internet.

Investimento

Adotamos um plano de investimentos que tem por principal objetivo viabilizar o crescimento e a melhoria de nossas operações. Em 2010, investimos aproximadamente R$258,5 milhões, principalmente nas áreas de tecnologia e operações/logística.

Os investimentos em tecnologia têm como objetivos a unificação dos sistemas de backoffice, da camada de venda, de todos os sistemas acessórios, como por exemplo, meios de pagamento e sistemas de informações gerenciais. Desta forma, a Companhia consegue se beneficiar de ganhos de produtividade e se prepara para suportar o crescimento futuro de suas operações. Vale destacar outros importantes ganhos, tais como aumento na velocidade de navegação dos sites na internet, à medida que os mesmos ficam em uma única plataforma, agilidade em ações comerciais e grandes avanços nos sistemas de informações gerenciais.

Já os investimentos em operação e logística, televisão, atendimento e televendas, visam a melhoria da qualidade e eficiência das nossas operações, com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra ainda melhor para os nossos clientes.